Todos crescem, mas, há aqueles que insistem e ser crianças. “A tua liberdade termina aonde começa da outra pessoa”. Essa é uma regra básica da sociedade que uma pessoa deve aprender quando é criança e aplicar quando é adulto. Muitos daqueles que se dizem ser adulto não ponham isso em prática, e as vezes nem se quer ponderam os seus actos. Com isso, conclui-se que ainda existe crianças com mais de 22 anos de idades e em vez de frequentar os espaços que frequentam, deviam andar na CRECHE. Ainda a aqueles que tem a consciência que os seus actos influenciam a vida de terceiros, mas como só pensam neles próprios continuam com as mesmas práticas. Isso chama egoísmos e falta de carácter.
É triste ver que aqueles que se preparam para tomar o destino de um povo, revela falta de ética e de carácter dessa forma. Numa amostra de 60 pessoas mais de 95% mostraram a sua falta de princípio. Para sociedade que quer ser uma referência, alheias tem a obrigação de ser um exemplo para o mundo e um sinal claro que a edução não funciona como devia neste país, quer no seio familiar quer nas escolas.
Claro que a culpa do que sucedeu não foi só desses “actores”. Quem tinha o dever de manter a ordem não fez o mínimo por isso (não era a policia). Isso não é falta de ética mas sim irresponsabilidade e nunca devia passar em claro. Mas como sabemos não a meios de punir esses graúdos, para eles sempre a uma forma de contornar as coisas. Não sei como ainda há quem espantam que alguém tenta fazer a justiça com as suas próprias mãos. Não sou defensor desse método, mas aquele que foi injustiçado não pode ser culpado numa sociedades onde a justiça pendula para quem tem dinheiro e poder, claro chega uma altura que não da mais para aguentar, a pessoa explode e age sem pensar.
Já não espantado ao ver no telejornal políticos, bastonários, juízes e muitas outras figuras públicas corruptos. Se numa sala de aula sucedo aquilo e esta tudo na boa, é claro que quando estes atores tiveram algo importante não mão estão sujeitos a corromperem...
Jornais cabo-verdianos
Sobre Ilha do Fogo