De todas as calamidades que flagela a Humanidade nos tempos modernos, guerras, instabilidade económica, epidemias, ignorância, terrorismo, contaminações e muitas outras perversidades, a que mais dói é a injustiça. O que significa injustiça? Onde esta? Quem as comete e porque? São perguntas difíceis de responder, cada ser encontra as suas próprias respostas.
Quando menos espera-se aqueles em que confias, aqueles que deviam ser justo ou então um humano qualquer faz-te sentir na pele aquilo que antes era apenas uma palavra. As vezes sem motivos ou por motivos fúteis, como: não candidatar a uma programa de mobilidade ou outros que tu nem imaginas. Podes nem ter o direito de o fazer mas para eles isso não importa, aqueles que o fizeram ficam com vantagens.
Hoje em dia aqueles que têm o poder de decidir (não são todos), acham no direito de mudar os resultados, ignorando por completo aqueles que fizeram por merecer. Infelizmente aconteci em qualquer lado, ate na tua escola. Por isso que digo tenha cuidado quando diga, a minha infantário, escola ou Faculdade é um dos melhores do Pais. Não se deixa iludir, para merecer esse destaque não basta ser nova e estar bem equipado, muito concorrido etc… isso tudo é importa, mas há outros factores não menos importantes. O carácter das pessoas que frequentam esse espaço, isso é deixado de lado muitas vezes mesmo sabendo que a pessoas a sofrer por causa de aqueles que não são justo e aqueles que não sabem reconhecer que são ajudados em detrimento dos outros.
É com pena que digo “o nosso mundo não é justo”, mas infelizmente é aonde temos de estar. Sei que devemos aprender a conviver coma injustiça, mas nuca deixa de lutar para que a justiça seja feita.
Jornais cabo-verdianos
Sobre Ilha do Fogo